Nota de imprensa - Reunião Diálogo Social 10.02.2021

Comissão de Diálogo Social consensualiza contributos para a regulamentação da  entrada de investidores no Futebol

Reunião de hoje entre a Liga Portugal, a ANTF, o Sindicato de Jogadores e a APAF debateu também os impactos económicos provocados pela pandemia

A Comissão de Diálogo Social, composta pela Liga Portugal, Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), Sindicato dos Jogadores e Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), reuniu esta quarta-feira, com dois importantes pontos na ordem de trabalhos.

O primeiro versou, desde logo, uma análise aos impactos financeiros que a pandemia da COVID-19 já trouxe e pode trazer ao Futebol, implicando perdas de 276 milhões de euros, comparando com a época 2018-19, a última da qual existem números absolutos.

Após esta análise feitas pelos quatro parceiros sociais, a reunião centrou-se na aprovação de uma declaração conjunta, que aponta a forma como o Futebol Profissional deve encarar, no futuro, a tipologia e entrada de investidores no sector. 

A Comissão de Diálogo Social, ao entender que valores como a ?idoneidade, transparência e boa governação? devem imperar nas Sociedades Desportivas, e prezando a saúde financeira e estabilidade do sector, propõe-se a um trabalho de revisão do quadro legislativo vigente, no código das Sociedades Comerciais, na lei das Sociedades Desportivas, bem como na lei da defesa da transparência e da integridade nas competições desportivas e, ainda, na regulamentação desportiva/processo de licenciamento. 


Estas foram decisões tomadas após analise do trabalho de um grupo técnico constituído por representantes dos quatro parceiros.