A Responsabilidade Social tem assumido uma grande importância na base e desenvolvimento das instituições, permitindo que as mesmas usem os seus recursos em prol de causas sociais das mais variadas áreas.
A APAF mostrou desde o início o seu interesse por estas causas, tendo consolidado projetos ao longo dos anos que ajudam sobretudo jovens mais carenciados, como o futebol de rua, por exemplo, projeto em parceria com a Associação CAIS. Este projeto é organizado anualmente e tem como objetivo permitir a jovens mais carenciados a prática desportiva em modo campeonato, tendo a APAF a sua contribuição com as equipas de arbitragem nomeadas para esta ação.
Mantemos também uma relação estreita e de longa duração com a ANDDI, Associação Nacional de Desporto para a Doença Mental, participando em várias ações realizadas pela mesma e com a ACREDITAR, tendo realizando ainda no ano de 2021 uma ação solidária que teve também a contribuição de todos os clubes da Liga NOS, evidenciando que o futebol será sempre muito mais que um jogo e que as nossas contribuições podem ir muito mais além.
Com o desenvolvimento da estrutura da APAF e da comunidade em geral, sentimos necessidade de abraçar mais causas e de conseguir que os árbitros pudessem participar de uma forma mais ativa e abrangente nas mesmas. Surge assim, o logótipo da APAF Solidária e também a sua orientação em estar mais próxima das comunidades e de criar laços com instituições das mais variadas áreas, permitindo a humanização do árbitro.
A vertente solidária é e será sempre uma das bandeiras mais importantes da APAF e dos árbitros e nós, estamos determinados em deixar a nossa marca solidária de uma forma positiva, quer na comunidade desportiva, quer na comunidade em geral, mostrando que o futebol e o futsal serão sempre muito mais que um jogo e que o desporto pode servir de modelo positivo para todos.