Num gesto marcante de sensibilização e partilha, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), associou-se às comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Numa iniciativa dedicada à promoção da igualdade e da acessibilidade, os árbitros André Narciso, Cristina Amaral, Pedro Costa e Filipa Prata juntaram-se para transmitir uma mensagem especial, recorrendo à LGP para apelar à inclusão de todas as pessoas na sociedade e no desporto.
O vídeo da ação, que rapidamente captou a atenção de adeptos e agentes desportivos, mostra os quatro juízes de referência a dominar uma linguagem diferente daquela a que nos habituaram nos relvados e pavilhões. Sem apitos ou cartões, foi com as mãos que assinalaram a importância deste dia, demonstrando que a verdadeira empatia e a inclusão não precisam de voz para se fazerem ouvir.
O desporto é de todos e para todos. Quebrar as barreiras da comunicação é o primeiro passo para garantir que ninguém fica fora de jogo.
Com esta iniciativa simples, mas de enorme simbolismo, a APAF Solidária mostrou que, dentro e fora das quatro linhas, o respeito e a inclusão são as regras mais importantes que todos devemos partilhar.