A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Somos a organização nacional da classe dos árbitros de futebol que tem, em especial, as seguintes obrigações para com os filiados:

  • Promover e defender por todos os meios legais, os interesses, direitos, liberdades, e legítimas situações dos seus associados, quando decorrentes da sua ampla condição de árbitro ou daí resultantes e compatíveis com os princípios e os interesses globais da APAF.
  • Desenvolver e apoiar a formação dos sócios, nomeadamente no campo desportivo e associativo, contribuindo assim para a maior consciencialização das suas funções, direitos, deveres e interesses.
  • Participar na defesa dos associados sempre que lhes tenha sido instaurado processo de inquérito, disciplinar ou similares, bem como noutras situaçõescongéneres.
  • Organizar e colocar gratuitamente ao dispor dos sócios os meios de apoio necessários a assistência associativa, jurídica e judiciária de que careçam nos conflitos decorrentes do exercício das suas funções técnicas e do exercício dos seus direitos e deveres associativos.
  • Promover ou participar na organização de iniciativas que favoreçam o aproveitamento dos tempos livres dos filiados e dos respectivos agregados familiares.
  • Intervir na elaboração de toda a legislação desportiva e acompanhar a sua aplicação e fiscalização, sempre que a mesma diga respeito aos associados.
  • Exercer, nos termos dos estatutos, toda a actividade que vise a defesa e a realização dos interesses e direitos dos filiados.

A Associacão Portuguesa de Árbitros de Futebol pretende reunir todos os árbitros de futebol que se interessam pela constante valorização, dignificação, respeitabilidade da causa da arbitragem.

A APAF está, por direito próprio, na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, na qualidade de sócio ordinário, onde apresenta, discute e vota as propostas que dignifiquem e honrem o futebol e, muito especialmente, a arbitragem.

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol tem sócios em todos os distritos e regiões autónomas.Publica, também, o jornal "O Árbitro", orgão de informação, esclarecimento e de importante contacto entre todos os árbitros. É distribuído gratuitamente aos associados.

A APAF proporciona estas e outras vantagens.